quarta-feira, 2 de março de 2011

Socorro do alto ou do Altíssimo?

"Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: `De onde me vem o socorro?' O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra" (Sl 121:1-2)


Alguns povos da antiguidade tinham a prática de construir seu lugar de culto e adoração aos seus deuses nas partes altas dos montes. Talvez a intenção de construir esses “lugares altos”, desta forma, era demonstrar a superioridade de seus deuses com relação aos outros. Uma maneira de dizer que “eles estão acima de nós”.

Contudo, à um povo foi revelado um Deus que está acima de todos, o Deus Altíssimo. Esse povo, por muitas vezes, devido sua incredulidade, buscou outros deuses na hora da angústia. Quando entendiam que seu Deus Altíssimo não lhes era favorável, buscavam os deuses dos lugares altos. Trocavam, vez ou outra, o Deus Altíssimo pelos deuses que ficam no alto.

O salmista, no versículo destacado, levanta uma questão: “Onde escontro socorro: no alto ou no Altíssimo?”. Talvez esse seja um dilema muito atual: Onde buscar socorro? Parece-me que ainda existem, pelo menos, duas alternativas: o criado e o Criador. O colete salva-vidas, criado para a hora da emergência, utilizado segundo a capacidade, necessidade e conveniência do usuário. E o salva-vidas, que interage com o necessitado de acordo com sua própria sensibilidade e experiência.

Mas, há uma constatação maravilhosa: o meu socorro vem do Senhor!

Obrigado, Senhor, por ser o meu socorro! Pois quando estou em apuros não sou capaz de colocar o colete salva-vidas. Quando estou me afogando, o Senhor, no tempo certo, pula na água e me resgata.

Posso até olhar para o colete, mas sei que é o prórprio Salva-vidas quem me salva. Posso até olhar para os montes, mas sei que meu socorro vem do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário